quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Duvide...



Achei interessante uma propaganda da Pepsi que vi em alguns canais de TV. Nessa propaganda sempre havia uma pessoa perguntando “por quê?” tudo bem que tem todo um contexto por traz dessa propaganda, mas, assim que vi essa propaganda fiz uma breve alusão de como era minha vida.

Lembrei-me que muita das vezes fui enganado e levado como folhas ao vento pela falta de conhecimento sólido na palavra de Deus. Se alguém falasse Deus esta aqui ou Deus esta ali, eu talvez fosse o primeiro a correr para tentar encontrá-Lo, seria pelo “primeiro amor”? ou inocência? ou confiança em homens ou os três juntos?. Não sei, mas queria encontrá-Lo.

Essa busca errônea pela Verdade se estendeu por alguns anos, até que um dia eu perguntei; “por quê?” O céu se tornou cinzento e as estrelas caíram. Daí em diante permaneci em alto mar a deriva, me perdi nas dúvidas, dúvidas que me cercam até hoje, dúvidas que me doem a cabeça e que me deixam careca, dúvidas que me tiram o sono, dúvidas que me tiram a paz, mas, dúvidas que me tiraram da inércia.

Quanto tempo senti medo de não poder senti medo; quanto tempo senti tristeza por não poder estar triste; quanto tempo fiquei angustiado por não poder nem um minuto sequer estar angustiado. Quanto tempo chorei por não poder chorar amargamente o meu pranto; O “por que?” revolucionou isso em mim. Quando questionei os jargões que sempre me falavam: “crente não sente medo, crente não fica triste, crente não se angustia, crente não chora e etc...” comecei um processo de desafios, comecei a quebrar os padrões da religiosidade em mim e como já disse em um dos textos: tornei-me alguém que às vezes nem sei...

Por incrível que pareça comecei a ver Deus em meus medos em minhas tristezas e etc... Comecei a ser sincero comigo mesmo, e, acho que Ele gostou disso.

Segue então alguns conselhos:

Questione, pergunte, seja chato, mas não caia novamente no conto do vigário.

Sinta medo; sabe aquela música antiga que dizia: “o verdadeiro amor joga fora todo o medo”, pois é, esqueça essa música, o verdadeiro amor também traz o medo, pode até ser o medo de perder o verdadeiro amor, logo, até o verdadeiro amor traz o medo. (acho que ficou um pouco confuso; mas a finalidade é que se permita sentir medo).

Fique triste e chore com força; desabafe sempre que houver a necessidade, seja no quarto no serviço, na casa de amigos e chore, grite, esbraveje e se sentir no seu coração fale a verdade para Deus. Se permita receber a benção da tristeza e do choro. Ao contrário do que me falavam a tristeza e o choro não é uma maldição, é uma benção.

2 comentários:

  1. Amigo, literalmente as dúvidas estão deixando você careca! brincadeira. Você está melhorando com os textos parabêns. Acredito que para toda ciência e entendimento -espiritual ou não- os questionamentos são inevitáveis. Creio que o problema hoje é que as respostas podem destruir a ilusão, retirar a purpurina e a maquiagem, derreter o céu com anginhos de bum-bum de fora e tudo mais. Então para que tê-las?, continuemos assim, sonhando com um céu só nosso, que nós alcançaremos com muito sucesso e reconhecimento humano. Ora bolas, aonde está a vida abundante? Será que a esperimentarei um dia?
    Escolhas, escolhas, escolho, escolha!

    ResponderExcluir
  2. òtimo, meu irmão o medo está aderido em nós e sem ele cometeriamos loucuras, com medo mais cheio do temor de Deus, isso é que importa, não é.....

    ResponderExcluir