quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O que os olhos não vêem o coração não sente.


Hoje estamos horrorizados com os bombardeiros na faixa de GAZA, nosso sentimento é de no mínimo tristeza e pesar. Vidas estão sendo perdidas, prédios estão sendo pulverizados, famílias estão sofrendo a dor da perda irreparável (desse sofrimento só entende quem já passou por ele).
Hoje ainda sofro com as lembranças das enchentes que destruíram milhares de vidas em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, lembro constantemente das entrevistas com mães e pais desesperados, viram suas vidas junto com suas casas serem levadas pelas águas, lembro do rosto das crianças chorando, lembro das pessoas descrevendo com foi gelado permanecer nas águas enquanto via a destruição.
Lamentavelmente esse sofrimento permaneça em nós, miseráveis expectadores (por não ajudar em nada) pouco tempo, ou até as imagens pararem de ser exibidas. Então nosso coração irá se tranqüilizar e iremos mais uma vez dormir o sono dos justos.
O ativismo do dia a dia nos tira logo do sofrimento, nos leva para a dimensão do capitalismo e isso cala nossa alma. “O sofrimento só provoca ação se realmente nos faz sofrer”, nós não vamos a um dentista se o nosso dente doeu há uns três meses atrás quando tomamos aquela água gelada, nós vamos ao dentista quando essa dor nos tira o sono, nos faz perder a vontade de comer, quando queremos sorrir e não conseguimos.
Hoje somos como leprosos implorando por um pouco de dor.

4 comentários:

  1. Muito bom, podemos começar com a preventiva (por não ajudar em nada), é na verdade podemos sim! o transito mata todos os dias muito mais que as enchentes que tal trabalhar mos este lado da sociedade ligas diretamente no nosso cotitiano.

    ResponderExcluir
  2. Legal,mas não devemos esquecer dos nossos parentes, vizinhos, pessoas proximas que estão ao nosso "'lado" e nem demos ouvidos a voz do que chora...ate que ponto estamos anestesiados a não sentir o "clamor" do proximo e so importamos quando vemos imagens na tv do sofrimento alheio quando um parente nosso esta na situação quase semelhante ou ate pior???
    Mas otima reflexão,amor!!!

    ResponderExcluir
  3. Vivemos na sociedade onde as tragedias não existem para ser resolvidas, as tragedias existem somente para serem vendidas e repercutidas. É publico e notório que essa época do ano sempre acontece estes tipos de tragedias. Como diria o saudoso poeta e profeta Renato Russo: "A violência é tão fascinante, e nossas vidas são tão normais". Tudo isto é apenas fascinante, não é algo nos choca, é algo que, infelizmente nos entretêm.

    ResponderExcluir
  4. Todos temos sede de realizar algo que realmente tenha valor para Deus,nós e para os outros, queremos ser lembrados, respeitados, ouvidos. Algumas pessoas tem a capacidade de conviver em circunstâncias que oprimem sua fé, princípios e valores. Outras não! A pergunta que ecoa em nosso espírito é: Onde realmente está a igreja do Senhor? Enquanto houver entre nós apenas pensamentos comuns, mas sem unidade, continuaremos nos rendendo aos caprichos de Mamon e impossíbilitados de atender a "... ardente espectativa da criação, que aguarda com dores de parto até agora".

    Seu Brother!

    ResponderExcluir